A missão, visão e valores de uma empresa, devem ser um dos primeiros assuntos que um empresário precisa refletir antes de criar a sua empresa.
Já conheceu empresas que são todas bagunças, num dia vendem um tipo de produto e pouco tempo depois estão vendendo algo totalmente diferente? Ou um funcionário que se comporta de uma maneira e quando você é atendido por outro parece que está em um lugar diferente?
Então, isto também tem a ver com a missão, visão e valores de uma empresa.
Claro que existem outros fatores, como padronização dos processos e treinamento, mas se a empresa não tem definido o que ela é e o que ela faz, como implantar processos que durem se a existência dela mesma por si só já é duvidosa?
Trabalhei em empresas que não tinha isto definido, e te digo que era uma bagunça. Cada setor puxava pra um lado, o Comercial focava somente em vender pro cliente, mas não ligava pra qualidade, a recepção ou telefonista evitava ao máximo atender os clientes, e quando um ligava ficava transferindo o coitado pra um monte de pessoas, não se preocupava em melhor atendê-lo.
O setor financeiro se importava em somente receber, mas se um fornecedor ou cliente ligava, tinha uma “regra” para não passar direto pra eles, pois não queriam se incomodar.
Mas então, pra que serve realmente a missão, visão e valores? Será que estes comportamentos poderiam ser solucionados com esta definição? Ou será que é somente um texto bonito pra se colocar em um quadro na parede?
Em uma empresa que trabalhei, o dono fez questão de criar a missão, visão e valores, fizeram um quadro e imprimiram uns cartões pra distribuir pros funcionários.
Ficou bem bonito…
O problema é que a empresa não se comportava como tal e não seguia o que estava escrito. Se perguntasse pra um funcionário, ele não sabia qual era a missão, visão e valores da empresa. Eu não sabia.
Pra nortear a empresa do que deve ser feito, como deve ser feito e o que ela pretende alcançar. Definindo sua estratégia e os meios de aplicá-la.
Um bom exemplo disso:
Vamos dizer que você vá viajar, você compra a sua passagem e na hora do embarque vê que no bilhete não tem algumas informações.
Não diz qual o local de embarque, o roteiro da viagem, por onde ele vai passar e quantas horas vai demorar, não está especificado qual o assento que deverá sentar e o destino.
Você entraria em qualquer avião?
Muitos entram, aí encontram um monte de problemas, somem bagagens, pessoas brigam por lugar, você fica totalmente perdido pois não sabe nem onde o avião está e o que vai fazer em seguida.
Só que isso muitos sabem, e chega na hora de criar estragam tudo. Então vou te ajudar a criar ou melhorar a sua missão, visão e valores.
Porque a empresa existe?
Talvez seu objetivo seja ganhar dinheiro, se não for uma empresa sem fins lucrativos, mas não é isso que colocamos aqui.
Escreva um benefício que sua empresa irá gerar pra todos, tanto pros funcionários, como para os clientes ou até mesmo pra sua cidade.
Algo que as pessoas vejam e comprem a ideia, te escolham porque você tem um objetivo maior.
Coloque o seu diferencial aqui.
Faça uma frase curta, pra que as pessoas lembrem e seja fácil replicado pelos funcionários. Pense GRANDE.
Não coloque algo genérico como fornecer produtos de qualidade, isso é obrigação e fica muito feio.
Onde a empresa quer chegar e quando?
Esta eu acho muito importante, e é também onde vejo mais erros.
Já vi empresas escrevendo, “ser referencia mundial na venda de xyb”, mas a empresa não é nem conhecida no bairro e já quer ser a melhor do mundo.
Ao contrário da Missão, não pense tão grande. Crie uma visão que SEJA ATINGÍVEL, e que você consiga atingir em 3 a 5 anos, mesmo que necessite de bastante esforço, o importante é não ser impossível.
Defina algo que você consiga medir ao longo dos anos, pra poder saber se está no caminho certo ou não, ou ainda quanto disso você já conseguiu atingir.
Usando o mesmo exemplo acima, se for uma micro empresa, pode ser “Ser referência de qualidade e prestação de serviços na cidade de xxz, conquistando uma fatia de 40% da demanda local.
Se você tem os números da demanda local e conhece os concorrentes, é fácil de medir. Além do mais, você ainda consegue elaborar estratégias pra melhorar seus produtos ou serviços, e tem uma meta pra atingir.
Quando você conseguir atingir esta meta, então você fará uma nova visão, um pouco maior. Vá aos poucos crescendo, se você quiser fazer como o primeiro exemplo “ser o melhor do mundo”, imagine o trabalho que vai ter que ter, você não saberá nem por onde começar pra saber o que é ser melhor do mundo ou ter o melhor produto, muitas vezes não existe nem condição financeira/física pra isso.
O que você e seus funcionários não poderão abrir mão, mesmo que ganhem vantagem pra conseguir alcançar o objetivo?
Aqui entra o seu caráter, não existe certo ou errado, mas existe o padrão a ser seguido.
Se você coloca como um dos valores a qualidade na prestação de serviço com seu cliente, se ele te ligar de madrugada, você irá atender feliz, você e seus funcionários.
Isto tem que enraizar em todos da empresa, na visão você pode e deve colocar os valores que achar essenciais.
Se alguém infringir estes valores, mesmo que seja o melhor funcionário, este deve ser mandado embora.
Se um dos valores seja estar em conformidade com a lei, se alguém solicitar algo ilícito como não emitir nota fiscal, você não irá aceitar, mesmo que perca o cliente e mesmo que a compra dele vá fechar a meta do mês, isto são valores.
Muitas empresas acabam perdendo o foco e falindo por não se conhecerem e não terem um objetivo, e acabam ficando perdidas e sem crescimento, fazendo que todos acabem se frustrando.
Temos que ter bem claro a missão, visão e valores da empresa que estamos inseridos, isto nos norteará pra um objetivo em comum fazendo com que os objetivos sejam mais facilmente conquistados.
Deixe nos comentários qual é a missão, visão e valores da empresa onde trabalha, isso ajudará as pessoas que não sabem por onde começar.
Nasci em Curitiba-Pr e atualmente moro em São José dos Pinhais-Pr, trabalhei em diversas empresas, inicialmente nas áreas de estoque e produção e com o tempo evoluindo para área de compras e gestão empresarial. Atuei como gerente industrial, gerente de compras, gerente de contratos, desenvolvedor de sistema ERP, sistema de PCP abrangendo estoque e produção e representante direto da direção na implantação da ISO 9001 e processos gerenciais.ISO 9001: Sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. Conhecimento avançado em Office, Power BI, Data Studeo, manipulação de banco de dados em SQL e programação.Formação: Administração de empresas, Engenharia de produção com foco em processos lean Six Sigma e Lean Manufactoring, Desenvolvimento e programação de sistemas. Atualmente trabalho em empresas como consultor fixo e presto serviços de consultoria e treinamento empresarial, com foco na área administrava como: Compras, processos, formação de preços, gestão administrativa e sistemas como Excel e Power BI.
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